Como melhorar a produtividade do escritório

A preocupação com a qualidade dos ambientes de trabalho vem crescendo nos últimos anos, isso se deve aos números alarmantes sobre a improdutividade e insatisfação dos funcionários relacionados ao ambiente de trabalho.

De acordo com pesquisas divulgadas pela Steelcase, empresa especializada em móveis corporativos, ambientes de trabalho inapropriados podem levar a perda de tempo dos funcionários de até 44 dias por ano. Outra pesquisa divulgada pela Gensler, empresa americana de consultoria em design, o estudo feito com 2.013 funcionários de todos os escalões em oito setores da economia, 90% dos funcionários acreditam que o design do escritório influencia seu humor e sua produtividade.

A pesquisa também aponta que as companhias dos EUA perdem US$ 330 bilhões por ano em produtividade por causa de escritórios mal planejados. Além disso os dados apontam que:
– 58% dos funcionários de empresas dizem ter vergonha de mostrar o local de trabalho a clientes e fornecedores;
– 48% trabalhariam uma hora a mais por dia, com satisfação, se o escritório fosse mais acolhedor;
– 46% não acreditam que a criação de um ambiente mais produtivo seja prioridade da empresa;
– 30% afirmam que o ambiente não propicia a integração;
– 20% classificam seu escritório como “razoável” ou “precário”;
– 33% responderam que o ambiente de trabalho não favorece a saúde e o bem-estar, apesar de os dois fatores serem vitais para a produtividade.

Tendo por base estes dados chega-se a conclusão que é vital para a empresa que os ambientes de trabalho sejam adequados e pensados para o bem estar de seus funcionários.

Um projeto de interiores é a solução para melhorara a produtividade de sua empresa, atentando-se a questões importantes como:
– Iluminação adequada: evita a fadiga ocular, stress, melhora a concentração;
– Ergonomia: apoios para os pés, braços, posicionamento adequado de equipamentos como monitores, cadeiras confortáveis são questões primordiais para concentração e bem estar físico do funcionário;
– Acústica: ambientes de trabalho barulhentos causam danos à saúde e também afetam a concentração, é necessário um estudo específico de materiais que tenham propriedades acústicas evitando ecos e que sejam capazes de absorver ruídos
– Conforto térmico: ambientes muito gelados ou abafados são extremamente incômodos para quem quer se concentrar em suas atividades, é importante que os equipamentos de ar condicionado sejam limpos com frequência, que haja um estudo de insolação evitando que o sol se projete sobre as mesas ou equipamentos. No mercado há vários modelos de ar condicionado com alta tecnologia capazes de deixar a temperatura do ambiente muito agradável e sem ventos, além disso é essencial um estudo para o posicionamento das evaporadoras, visando sempre posicioná-las em locais estratégicos evitando zonas de calor dentro do ambiente. ** as chamadas zonas de calor são consequência de uma má circulação do ar, o ar quente não tem fuga e em um mesmo ambiente cria-se pontos de diferentes temperaturas, o que é extremamente nocivo à saúde por conta do choque térmico.
– Estética e flexibilidade: está comprovado que ambientes bonitos melhoram a autoestima dos funcionários, colaboram para o trabalho em equipe e estimulam a harmonia entre os funcionários, além de deixa-los mais criativos. Sem falar que os postos de trabalho devem permitir certa “personalização do espaço”, de forma que o funcionário possa decorar a sua maneira e se sentir bem.
– Espaços de lazer: as pausas também são extremamente importantes para a produtividade e para tanto elas devem estar associadas a momentos de lazer e descanso. Ambientes com um cantinho de café, descontraídos e até mesmo com jogos, contribuem para o aumento da criatividade e bom humor dos colaboradores, além de serem excelente remédio para a prevenção do stress.

Agora que você já viu como é importante investir no bem estar de seus colaboradores, que tal começar agora a melhorar a qualidade dos ambientes de trabalho da sua empresa com um projeto de interiores?

Lembrando que um colaborador feliz e bem fisicamente produz muito mais e melhor, é um conceito simples, mas que requer toda a atenção e cuidado! Ofereça condições favoráveis de trabalho aos seus funcionários, pois ambientes positivos trazem rendimentos mais satisfatórios e melhoram ainda mais os resultados.

Quer deixar seu ambiente mais belo, aconchegante e funcional?

Pin It on Pinterest

Share This