Costuma-se dizer que “uma imagem vale mais que 1000 palavras” e isso se aplica muito ao Visual Merchandising.
Cerca de 80% das nossas primeiras impressões sobre algo, são criadas através da visão. Por isso é fundamental o cuidado estético na exposição e na loja como um todo para passar uma imagem positiva para o consumidor.
Por isso um projeto de arquitetura promocional é fundamental para o posicionamento da marca em relação aos demais, especialmente em um espaço de alta concorrência.
O que é arquitetura promocional
A arquitetura promocional é tudo aquilo que envolve a criação e produção de espaços comerciais para exposição, uma excelente ferramenta de apresentação da empresa aos clientes
Seu conceito pode ser aplicado em diferentes segmentos e projetos, tais como, PDVs, estandes, cenografias, displays, showrooms, etc. Ou seja, qualquer tipo de ambiente que seja voltado para a exposição de um produto, serviço ou marca.
O tempo de elaboração de um projeto pode variar das necessidades do contratante, do público que ele deseja atingir, bem como a demanda da empresa de arquitetura.
Como funciona o setor de arquitetura promocional?
Atualmente, um dos grandes responsáveis pelo fomento da arquitetura promocional no Brasil é o setor de eventos e feiras.
Segundo pesquisas, apenas em São Paulo acontecem cerca de seis eventos por minuto. São acontecimentos dos mais diferentes portes e áreas, que demandam de profissionais capacitados para a sua realização.
Além disso, esse segmento está em constante crescimento como apontam os dados de análise do SINDIEVENTOS.
Para se ter uma ideia, São Paulo realiza, anualmente, cerca de 90 mil eventos, entre feiras, convenções, workshops, simpósios etc. Isso gera uma média de 8 milhões de pessoas, desde visitantes até profissionais que atuam na área. Por conta disso, a arquitetura promocional vêm mostrando cada vez mais importância, tendo nesse segmento a oportunidade de se manter sempre crescendo.
Quais as vantagens de um projeto de arquitetura promocional?
A arquitetura promocional é um dos fatores que mais auxiliam na divulgação de produtos, serviços e marcas. É o primeiro impacto e o mais marcante momento capaz de transformar os visitantes em clientes, juntamente com promotores, materiais promocionais e atendentes.
Através de um projeto arquitetônico são estabelecidos elementos que influenciam e interferem diretamente no comportamento do consumidor, resultando em decisão de compra e escolha de permanência no espaço em relação aos concorrentes.
Esses elementos de ambientação são capazes de interferir na satisfação e familiarização do cliente com a marca, gerando um aspecto agradável, confortável e convidativo, causando um impacto positivo sobre os produtos.
Ou seja, a aplicação da arquitetura promocional em espaços dentro de exposição é essencial para que o ambiente se torne realmente atrativo para os participantes.
Se mesmo com essas vantagens, você ainda não tomou sua decisão, vamos ressaltar alguns pontos:
- Objetividade e funcionalidade: Com um projeto de arquitetura promocional, você estará garantindo que o seu espaço apresente apenas informações realmente relevantes para os visitantes e possíveis parceiros profissionais, atendendo à toda necessidade da ocasião. Dessa maneira, você evita erros comuns, como a poluição visual do ambiente.
- Branding: Por ser um ambiente que irá transmitir os principais ideais de um empreendimento para um público específico, um projeto de arquitetura promocional acaba se tornando uma extensão da identidade visual da empresa, aumentando o reconhecimento e relevância.
- Versatilidade: Apesar de ser mais utilizada na criação de estandes para eventos, a arquitetura promocional é bastante versátil. É possível usá-la, por exemplo, em cenografias para convenções, display’s de shopping, pontos de venda dos mais variados, entre outros espaços.
- Custo-benefício: Levando em conta o retorno que você irá obter em relação ao número de clientes que irão fechar negócio, o valor desembolsado é facilmente recuperado. Isso sem contar no valor agregado à sua marca. Quando se sentem confortáveis, estima-se que os clientes compram cerca de 40% a mais do que haviam planejado.
Tenha em mente que apenas ter um estande não torna o seu empreendimento mais atrativo para os visitantes. É preciso investir em um ambiente que realmente cative o público, despertando sua curiosidade.
A arquitetura promocional é a melhor opção para empresas que desejam aumentar o número de vendas e negociações em seus espaços de divulgação, sejam eles estandes, lojas ou pontos de venda. Não é à toa que as grandes marcas sempre constroem espaços personalizados para atrair mais público.