Decoração de ambientes: O que é, para quem é e como fazer

Deixar os ambientes de um determinado local decorado é sinal de aconchego e comodidade, tanto para os olhos como para o corpo.

Ter um ambiente decorado, também significa que criamos um espaço que combina com nossa personalidade, e é através da decoração que tentamos deixar um pouquinho de nós nesse espaço e compartilhamos com pessoas queridas.

Pensando nisso, resolvemos criar esse tutorial completo contando tudo sobre a decoração de ambientes.

Veja a seguir dicas importantes para não errar nas combinações e distribuições dos moveis, dicas de como criar uma decoração legal para cada tipo de espaço, e assim por diante!

Se você está buscando uma inspiração, está no lugar correto! Acompanhe-nos!

Decoração de ambientes: Uma Breve História da Decoração

Mas de onde começou a historia da decoração? Quem foram as primeiras pessoas que sentiram a necessidade de decorar seu espaço?

Bem, a resposta é a seguinte.

Tudo indica que no decorrer da historia, vários povos tentavam criar suas aldeias e casas de acordo com a cultura local, assim eles se identificavam com marcas, cores e sinais de cada tribo. Além de marcar o território, as cores, desenhos e artigos criados artesanalmente deixavam as casas mais aconchegantes e visualmente arrumadas.

Muitos acreditam que a decoração nasceu no Egito na época dos faraós. No entanto, a arte de decorar pode ser vista desde os tempos pré históricos, onde os cavernícolas já realizavam algum tipo de decoração nas paredes de suas cavernas.

Não há um período concreto de quando nasceu a decoração, mas pode se subtender que ela nos acompanha desde os primórdios da existência humana, já que os seres humanos sempre foram criaturas criativas e que possuíam ambientes decorados de acordo com seu povo, crenças ou gostos.

Com os passar do tempo, a decoração ganhou tanto espaço que a profissão de decorador surgiu e hoje em dia está sendo muito bem remunerada no mercado nacional e internacional.

Um decorador profissional é extremamente importante para você que não sabe bem como fazer ou ainda não se decidiu o que quer realmente.

Um bom decorador, leva em consideração todos os pontos e necessidades do cliente para pode espelhar em sua casa.

Lembre-se que se você quer contratar um decorador, é muito importante conhecer seus trabalhos anteriores através de um portfólio, assim como conhecer a união de pessoas que já realizaram algum trabalho com ele.

É muito importante contratar um profissional qualificado para não se arrepender depois.

O Decorador: O que se espera dele e por que contratar

  • Lembretes na hora de contratar um decorador:
  • Verifique se ele tem formação na área
  • Peça seu portfólio
  • Verifique se ele realmente entende seus gostos e necessidades para realizar um bom trabalho
  • Busque suas referencias
  • Compare preços

Esses são alguns bons conselhos na hora de contratar um bom decorador. Lembre-se que sua casa é o lugar onde você vive e compartilha bons momentos com seus familiares e amigos, por isso, ele deve transparecer sua personalidade e deve proporcionar um aconchego para as pessoas que nela vive e para as pessoas que estão de visita.

No entanto, se você mesmo quer fazer a decoração de sua casa, não se preocupe, a seguir deixamos alguns conselhos e passos a passos bem bacanas que facilitarão a sua vida!

Confira!

Para começar a decoração do local, o primeiro que deve ser feito é planejar o espaço.

A primeira dica é analisar e anotar tudo o que você quer.

Isso mesmo, em um pedaço de papel sente com calma e escreva tudo o que você deseja que seja feito nesse espaço, por exemplo, um escritório para trabalhar, um espaço para as crianças brincarem e assim por diante, logo disso, chegou o momento de planejar determinados espaços.

Decoração – Por onde começar?

Aproveite todo o espaço: analise cada espaço disponível na casa para poder realizar todos os seus planos. Não compre nenhum móvel ou objeto de decoração se antes ver se os mesmos cabem nos espaços da casa.

A distribuição dos moveis é ponto chave na hora de fazer uma boa decoração, por isso, ela deve ser cuidadosamente planificada para que o resultado seja positivo.

Mas como posso fazer a distribuição correta dos moveis?

Bem simples, segue algumas dicas de distribuição segundo a habitação da casa.

Distribuição dos móveis

Sala:

A sala é o local onde a família e amigos se reunirão, por isso, lembre-se que ela deve ser distribuída de maneira inteligente, como assim? O sofá deve estar na direção da televisão, desse modo ninguém necessita mover a cabeça para assistir algo. Para aproveitar melhor os espaços da sala, o melhor é montar os moveis em forma de U, ou seja, que o sofá deve estar em frete do rack e em uma das paredes restantes, você pode acomodar alguma decoração, tais como: mesas, plantas e vasos, e etc.

Quarto:

A maneira mais prática e eficiente de distribuir os móveis do quarto é tentando acomodar todos em forma de L, ou seja, que os moveis devem ocupar apenas 2 paredes do quarto.

Cozinha:

A cozinha é um dos locais mais complexos na hora da decoração, já que depende muito do estilo e do tamanho. Se a cozinha é pequena, o ideal é acomodar todos os moveis contra a mesma parede da pia. Uma boa opção é colocar armários aéreos. Mas se sua cozinha é grande, ela permite mais distribuições, então nesse caso, você pode jogar com sua imaginação e necessidades.

Terraço:

O terraço é como a sala, um lugar onde recebemos nossos amigos e familiares. Se você tem espaço, pode criar um espaço bem relaxante com 4 cadeiras e uma mesa tipo de jardim. Caso não tenha tanto espaço assim, você pode distribuir duas cadeiras e uma pequena mesa redonda contra a parede.

Cores:

As cores dão personalidade a sua casa. No entanto, alguns erros são comuns na hora de pintar a mesma, tais como: a combinação das cores com os móveis.

Se seus móveis são coloridos, o melhor é investir em cores mais neutras para as paredes, tais como: bege, cinza, marfim, branco gelo, entre outras. Mas se os seus móveis são claros ou neutros, você pode jogar com algumas cores legais na decoração de sua casa, a seguir confira uma tabela de combinação de cores para duas paredes, que estão de alta esse ano.

Dentro dessa paleta de cores podemos ter uma idéia mais clara de que cores podem ser misturadas em paredes para obter um resultado incrível.

Mas se o que você quer é dar uma sensação de amplitude no local, aposte em cores como amarelo e laranja. Essas cores fornecem mais luz ao ambiente, tornando-os com um aspecto de maior espaço.

Outra dica importante é de pintar os marcos das portas e janelas da mesma cor da janela.

E por ultimo, teste sempre as cores na parede para ver se elas ficam de acordo com o apresentado no catalogo.

Se o resultado é positivo, comece a pintar sem medo seu lar doce lar!

Como distribuir estampas.

Distribuir estampas em uma decoração não é algo fácil de fazer, no entanto, existem algumas regras e estilos novos que permitem tal ação. O jogo feito com estampas diferentes permite um lugar mais divertido e inovador.

Segue algumas dicas para não errar:

Cores predominantes:

Como podemos ver, por mais que as estampas sejam diferentes, existem duas cores predominantes que devem ser respeitadas. Nesse exemplo, podemos ver que as cores em evidencia são o azul e o vermelho.

Estampas de animal print:

Esse tipo de estampa é bastante procurado para a decoração de salas e quartos e não é muito difícil fazer boas combinações, já que a regra básica é tentar combinar apenas as cores do animal.

Decoração de Paredes

Veja as opções de decorações de parede que separamos para você!

Juvenil

O juvenil combina cores fortes e chamativas. O ideal na hora de montar esse tipo de decoração nas paredes é respeitar a cor neutra dos móveis.

Pintura psicodélica

Para esse tipo de decoração na parede, será necessário ter um pouco de dom artístico para desenhar na parede antes de aplicar a tinta. Essa cores combinam perfeitamente com sofás e almofadas cor pastel.

Com quadros

Uma decoração de parede simples e ao mesmo tempo muito moderna quando se sabe jogar bem com as cores. Lembre-se que os quadros devem ter elementos que combinem com as cores dos móveis da sala.

Duas cores

Como falamos anteriormente, decorar a sala e outros ambientes da casa com suas cores de paredes é uma ótima e prática opção. Basta combinar as cores das paletas que você mais gosta e pronto!

Parede de madeira

A madeira traz uma sensação de tranqüilidade e bem estar para os espaços da casa. É uma ótima maneira de dar destaque a uma parede. Mas lembre-se, o tom da madeira não necessariamente deve ser igual a dos móveis.

Sala de Estar e Sala de TV

Veja as opções de como decorar a sala que separamos para você!

Moderno e despojado

Esse estilo jovem e moderno que invade as decorações atuais.

Hoje, é bastante comum ver salas cada vez com menos moveis. Para essa decoração o único que se requer é um bom espaço, tapete, sofá, almofadas no mesmo estilo, luminárias e alguns vasos grandes.

Gostou?

Vitage/Retro

Esse toque de antigo moderno que é a decoração Vitage/Retro proporciona a teu lar doce lar, uma sensação de conforto e bem estar.

Para montar esse tipo de decoração é necessário se focar em3 cores, duas clássicas e uma mais forte como mostra o exemplo acima; cinza e creme como cores clássicas e o verde como destaque. Os moveis também são importantes na hora de criar esse efeito.

Clássico

O clássico nunca sai de moda e combina com os mais diferentes gostos. Invista em moveis em formato mais quadrado e centros de mesa de vidro.

Sala de Jantar

Veja as opções de como decorar a sala de jantar que separamos para você!

Sala de Jantar clássica

A sala de jantar clássica é aquela onde a mesa está no centro com cadeiras modernas ao seu redor, e em cima possui um clássico lustre para iluminar as refeições.

Moderna e despojada

Essa decoração segue o estilo da decoração clássica, no entanto, com cadeiras de outras estampas, que dão mais vida e alegria ao local.

Estilo descolado Hippie

Esse estilo traz consigo uma mistura de texturas e épocas. Você pode conseguir cadeiras de estilos diferentes e forrá-las e pintá-las de cores diferentes para dar essa harmonia e alegria.

Cozinha

Veja as opções de como decorar a cozinha que separamos para você!

Moderno e despojado

Uma cozinha moderna e despojada requer cores e vida.

Invista nas cores laranja, vermelho, verde e amarelo e dê toques especiais na mesma. Outra dica importante na hora de decorar sua cozinha nesse padrão é de respeitar a cor branca como predominante para não ficar exagerado e cafona.

Vitage/retro

Uma boa opção para esse tipo de cozinha é pensar em uma cor dominante nesse estilo que é o verde água ou vermelho bordo.

Para criar uma cozinha nesse estilo, invista também em acessórios que faz jus a essa época, tais como: Geladeira, Fogão e utensílios.

Você pode encontrar os mesmos em casas de antiguidades ou feiras.

Cozinha Clássica

Como sempre falamos por aqui, o clássico é clássico e é difícil errar nessa decoração. Invista em moveis modernos e de preferência de madeira, para dar um toque elegante a sua cozinha.

Uma dica importante na hora de montar uma cozinha clássica é de escolher uma cor predominante dos utensílios da cozinha, como por exemplo: panos de prato, cortinas, copos, talheres, pratos e etc.

Como vocês podem ver no exemplo da foto acima, a cor predominante dos utensílios é vermelha e com um toque de amarelo.

Combinações desse estilo ficam ótimas!

Quartos

Veja as opções de como decorar quartos que separamos para você!

Com pouco espaço

Se o quarto é pequeno, a melhor opção é tentar aproveitar os espaços laterais do mesmo. Invista em moveis que fique em forma de L no quarto.

Isso mesmo, tente acoplar a cama, mesa de escritório e guarda roupa em duas paredes do quarto, assim você deixa livre o centro da habitação dando aparência de mais espaço.

Jovial

Esse é o quarto perfeito para aquelas pessoas jovens, bem humoradas e amantes do melhor amigo do homem: o cachorro. Essa reprodução de adesivos de parede com um quarto moderno é a combinação perfeita para quem quer um lugar descolado para sonhar.

Clássico

Se você assim como muitos outros preferem um lugar mais elegante para dormir, invista nesse estilo básico e clássico. Os objetos chaves desse estilo são: cama, criados mudos, abajús e cortinas distribuídos em duas nas cores creme e tabaco.

Banheiros e Lavabos

Veja as opções de como decorar banheiros e lavabos que separamos para você!

Um toque natural

A natureza está cada vez mais presente na decoração dos espaços da casa e porque não no banheiro? As plantas e pedras brancas dão uma ótima sensação de tranquilidade e harmonia para esse local da casa.

Retrô

O ponto chave dessa decoração sem sombras de duvidas estão em dois objetos: Banheira e espelho. Por isso, para criar esse feito retro, alem de dar importância em duas cores predominantes, a banheira em forma de sabonete e o espelho antigo é o que darão esse toque especial.

Clássico

O banheiro clássico é aquele que possui peças modernas e instalações novas. Invista nas cores creme e branco.

Escritório

Veja as opções de como decorar escritórios que separamos para você!

Jovem e descolado

Esse escritório brinca na combinação do moderno clássico, com toques mais infantis e acessórios descolados como ursinhos de pelúcia, porta retratos e etc.

Retrô/Clássico

E por ultimo temos o clássico escritório em madeira, distribuídos contra uma parede com objetos em uma única cor.

O closet perfeito

Veja as opções de como decorar closets que separamos para você!

Araras

As araras é uma maneira bem econômica de dar vida a seu closet. Mas lembre-se que para essa idéia funcionar e ficar realmente bonito, você deve jogar com a organização de cores de suas roupas e acessórios.

Clássico

O modelo clássico de closet é o estilo guarda roupa sem portas em forma de L. Nele a pessoa tem a dimensão de todas as roupas e acessórios.

Decorando varandas

Relax total

Você pode criar um espaço de relaxamento com uma grade de bambu, colchão e almofadas no centro de seu terraço.

Estilo Retro

O retro sempre está de moda. Você pode jogar com cores fortes que darão vida a seu terraço.

Estilo natural e moderno

Outra dica bacana na decoração de terraços é usar moveis modernos e de cores neutras combinados com plantas.

Outras Dicas importantes

Algumas dicas muito importantes na hora de escolher a decoração do local:

  • Não misture muitos estilos, por exemplo, se a sua cozinha é um estilo mais retro, então invista em sala, quarto e banheiro, entre outros, no mesmo estilo.
  • Caso você não queira formar uma casa completa no mesmo estilo e linha de decoração, a melhor combinação a fazer o estilo predominante com um clássico. Desse modo todos os espaços ficam harmoniosos.
  • Se caso você queira criar espaços coloridos, lembre-se que é importante manter uma cor neutra como branco ou creme como predominante, e usar as cores nos acessórios e utensílios.
  • Se você optar por um sofá estampado, escolha os pufs lisos. A mistura de estampas nem sempre ficam bem.
  • Menos é mais, por isso, invista em poucos moveis para ampliar os espaços e evite ter muitos acessórios na decoração, o melhor é comprar objetos decorativos e quadros grandes.

Esperamos que nosso post tenha sido prazeroso e válido na hora de escolher a melhor decoração para seu lar.

Agradecemos você ter chegado até aqui, não deixe de comentar e nos ajudar a compartilhar esse conteúdo.

Abraços!

Pin It on Pinterest

Share This