A tendência do Home office veio para ficar!
Um dos ambientes mais procurados e planejados hoje, o home office (escritório em casa) resgata uma aproximação entre trabalho e família, trazendo maior conforto e praticidade aos empreendedores.
Para alcançar esse ambiente perfeito, é preciso entender o que ele significa e prestar atenção em alguns detalhes na hora de elaborar o seu.
Breve história do Home Office
Antes da revolução industrial em 1848 trabalhar em casa já era uma tradição, pois não havia necessidade nem condição de mobilidade para sair de suas terras para exercer sua função, seja uma produção de subsistência, uma loja ou oficina.
Com o advento das fábricas, o trabalhador foi aos poucos sendo afastado de sua residência e começou a dividir sua vida entre família e trabalho.
Nesse tempo, o mercado foi se abrindo em inúmeras possibilidades de comércios, serviços e especulação.
O século XX representou uma grande mudança nos centros urbanos e no acesso a tecnologia, resultando numa valorização cada vez maior da produtividade, informação e criatividade.
Nesse ritmo de crescimento e modelo de cidade, trabalhar em casa traz benefícios incríveis em várias áreas, das quais podemos citar:
Social
Se analisarmos profundamente uma grande cidade como São Paulo, não será difícil perceber as influências da segregação territorial no espaço urbano.
A mobilidade se tornou uma grande barreira devido às longas distâncias e excesso de automóveis. Fazendo com que boa parte dos trabalhadores percam horas todos os dias no percurso de ida e volta da casa ao trabalho.
O stress gerado nesse processo reflete na saúde física e mental, além de gerar mais acidentes e situações desnecessárias no dia a dia.
Para empresas
Sim, home office também traz vantagens a empresas, e não é raro ver cargos onde a jornada parcial de trabalho será cumprida em casa.
As vantagens aqui estão na redução de custos como estrutura predial, manutenção, transporte, etc.
Além disso, se houver uma boa gestão, essa modalidade deve influenciar positivamente na relação com o empregado que se sente mais confortável e apresenta uma eficácia superior.
Muitas empresas estão se planejando e obtendo melhores resultados com a prática do home office.
Se verificar a lista de franquias que mais cresceram nos últimos anos, vai notar que boa parte tem a modalidade home based, para que o franqueado possa trabalhar em casa.
Ao trabalhador
Seja você um empregado, um empreendedor ou empresário, não há dúvidas que trabalhar em casa é um bom negócio.
Dentre os principais motivos citados estão a flexibilidade de horário, conforto do lar, proximidade com a família, produtividade, privacidade, etc.
Poderíamos escrever um livro sobre os benefícios do home office.
Mas vamos apenas pontuar essas vantagens e atentar que nem tudo são flores, para ter todo lado positivo de um home office, é preciso se planejar para isso.
Trouxemos então algumas dicas, preste atenção para não errar na escolha e montar o ambiente perfeito para trabalhar em sua casa.
Tenha uma rotina
A maior parte das pessoas que dizem não ser capaz de trabalhar em casa não possuem uma rotina bem definida de trabalho.
Se você recebe clientes ou participa de reuniões online, isso ajuda a se organizar. Mas se esse não é o seu caso, tenha uma postura como se estivesse indo para sua empresa, desde o horário para acordar, suas pausas, suas funções…
Você pode escolher o horário que se sente melhor, mas escolha e seja fiel aos seus afazeres, pode ser um pouquinho complicado no começo, mas vai se sentir melhor em breve.
Use o ambiente a seu favor
É preciso muito cuidado com o ambiente para não sentir-se confinado em casa. Precisamos de momentos de descanso e quando seu ambiente de trabalho e de refúgio passam a se confundir isso tem uma forte influência no psicológico.
Se o ambiente te deixa desestimulado, alguma coisa está errada. Atenção nas principais características:
Delimitação
É preciso delimitar o escritório de modo a deixar claro a você mesmo e suas visitas que ali é um ambiente de trabalho.
O ideal é ter um ambiente separado para seu home office. Mas como nem sempre isso é possível, você pode utilizar outras formas de criar essa delimitação.
Por exemplo, através de biombo, piso de cores diferentes, drywall e até a própria marcenaria. Ainda que não feche por completo o espaço, ajuda a criar a sensação de um ambiente separado.
Note que delimitar o ambiente não é o mesmo que se enclausurar em qualquer canto da casa. Seu home office precisa ser confortável.
Iluminação
Priorize ambientes que tenham acesso a iluminação natural, isso ajuda a te estimular e gera maior conforto. Se está construindo, não esqueça de pensar na posição para não ter uma luz refletindo na tela de seu computador.
O ideal é criar um equilíbrio e unir lâmpadas dos dois tipos, frias e quentes, para diferentes momentos do dia.
É importante ainda, ter uma luz direta e focada em seu objeto de trabalho, que pode ser com um pendente de LED ou uma luminária flexível.
Ergonomia
Essa parte dispensa muita explicação, você vai passar 8 horas por dia, as vezes mais, sentado em seu escritório.
Planeje a altura dos móveis, cadeira e posição no espaço.
Invista em uma cadeira confortável!
Procure uma cadeira certificada com espumas de alta densidade, braços reguláveis, altura regulável, encosto regulável e assento regulável.
A longo prazo, esse vai ser o investimento que mais vai agradecer (ou se arrepender se fizer errado), pois uma postura adequada, além de te poupar de dores e danos permanentes, te oferece conforto e produtividade.
Portanto, sério, repito: invista em uma cadeira decente.
Marcenaria
Aqui você precisa analisar a sua necessidade, evite encher seu escritório de nichos e gavetas se isso não é absolutamente necessário. Valorize espaços vazios que trazem conforto.
Para a mesa, a profundidade ideal da mesa é de 70 cm e a largura ideal de pelo menos 100 cm, mas pode optar por modelos maiores conforme sua necessidade.
Pergunte sobre a procedência dos móveis para evitar problemas com o tempo e trabalhe na medida que dispõe.
Decoração
Não é porque esse é um ambiente de trabalho que não pode ter personalidade.
Defina um estilo, só tome cuidado para não poluir demais o visual, o foco é seu trabalho.
Se você ainda não está decidido, uma boa opção é trabalhar com cores claras que ajudam a refletir a luz no ambiente.
Atrás da mesa é possível trabalhar cores mais escuras que geram mais conforto visual.
Aqui é possível deixar a criatividade tomar conta desde que tenha $$ para investir.
Acústica
Se ainda está em fase de projeto, não esqueça de pensar na acústica de seu home office, sons externos podem fazer todo o resto ir por água a baixo.
Procure ter um ambiente tranquilo para maior conforto e produtividade.
Equipamento
Na hora de planejar seu home office, é preciso considerar os equipamentos necessários para seu trabalho.
Calcule o tamanho e posição de cada coisa, e se programe para o que ainda está por vir.
Prepare os pontos de energia e busque esconder o máximo de fios possíveis.
Não vamos entrar em detalhes, pois cada área traz uma necessidade diferente.
Exemplos: Computador, telefone, itens de papelaria, modem, impressora, som, etc.
Organização
Esse é um item que pode entrar na rotina, mas vale ressaltar.
Tenha organização com seu escritório para que o seu quarto não seja uma opção, simples assim.
Galeria de Home Offices
Conclusão
A maior parte das pessoas ou empresas com modelo home based que não funcionam acaba pecando no suporte à esses aspectos, portanto, esperamos que essas dicas possam ajudar na hora de planejar seu escritório em casa.
Comente sobre sua experiência de trabalhar em casa ou se tem essa vontade.
Vamos ficando por aqui, mas deixamos algumas imagens de home office que gostamos para te inspirar.